sábado, 10 de outubro de 2009

20 de novembro - Feriado Municipal

Consciência Negra


Alagoinhas da exemplo




O governador Jaques Wagner, volta a Alagoinhas na próxima quinta-feira, 15. Desta vez ele vem acompanhado do Ministro da Secretaria Especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos e da Secretária Estadual de Promoção da Igualdade, Luiza Bairro. Eles foram convidados pela secretária Tatiana Andrade - Semas – Secretaria de Assistência Social, para participar de uma solenidade em comemoração a lei que institui o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, como feriado municipal.
O 20 de novembro é uma homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares, fundado em 1597 por escravos foragidos de um engenho pernambucano. Rapidamente o quilombo se transformou numa espécie de cidade, símbolo da resistência negra contra a escravidão.
Zumbi foi traído por correligionários e assassinado em 20 de novembro 1695. A data foi transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978.São poucas as cidades brasileiras, a exemplo do Rio de Janeiro, que adotam o 20 de novembro como feriado. Agora, com a lei Lei 1.985/2009, Alagoinhas passa a reconhecer a data também como feriado municipal.



Fonte: ACOM - Assesoria de Comunicação

Publicado por:ACOM

Nenhum comentário: