quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Arquivo Central da UNEB foi pauta de trabalho de conclusão de curso (TCC) Ufba).

O Sistema de Arquivo Central (Siarc) da UNEB foi pauta de trabalho de conclusão de curso (TCC) na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Intitulado A Universidade do Estado da Bahia: evolução e perspectivas da arquivologia em uma universidade multicampi, o TCC da discente Sany Santana, do curso de arquivologia da Ufba, aponta os avanços no registro e arquivamento alcançados pela instituição.

“A UNEB detém um valioso acervo produzido durante 28 anos de sua existência, em 29 departamentos. Por possuir característica multicampi, a instituição tem grande potencial para o desenvolvimento da ciência da informação, nas práticas gerenciais, administrativas e, sobretudo, no âmbito acadêmico”, ressaltou a discente.


Tânia Peixoto, gerente do Siarc: "Nosso acervo remonta a história da universidade"
O trabalho teve como finalidade estudar o desenvolvimento da arquivologia dentro da multicampia e a estrutura e cultura organizacional implantada, além de pesquisar os objetivos institucionais.

Durante quatro meses, a discente, que chegou a fazer estágio no setor, realizou entrevistas e visitas técnicas para a composição do estudo. Análises bibliográficas e documentais também fizeram parte da metodologia utilizada pela estudante.

Apresentada no final do mês de julho deste ano, no Instituto de Ciência da Informação da Ufba, a monografia foi considerada, pela banca examinadora, de relevância para a área, para o desenvolvimento de seus profissionais e para pesquisas na área. Os avaliadores ressaltaram ainda o diferencial da multicampia da universidade estadual.

“A UNEB, como instituição voltada para a produção do conhecimento, disseminação da informação e possuidora de um acervo documental a ser preservado, pode se beneficiar deste estudo, pois, a partir dele, tornam-se mais claros os êxitos e os pontos a serem melhorados para o aprimoramento dos serviços oferecidos à sociedade”, destacou o orientador da estudante, professor Ademir Silva, do Campus VIII (Paulo Afonso) da UNEB e funcionário do setor de arquivo da universidade federal.

Riqueza documental
Vinculado operacionalmente à Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) da UNEB, o Siarc conta com uma equipe de oito servidores e uma estagiária. O sistema desenvolve ações de custódia, organização e indexação de documentos para posterior localização.

“Nosso acervo remonta a história da universidade. Além de possuirmos dados sobre a instituição, preservamos também os arquivos e documentos dos servidores. Isso possibilita a consulta, por parte de familiares e dos próprios técnicos, da vida profissional dos funcionários”, citou Tânia Peixoto, gerente do Siarc.


Djalma Fiuza lembrou que, durante a atual gestão, o Siarc passou por diversos aprimoramentos
No arquivo, que existe desde 1992, constam documentos de natureza acadêmica, a exemplo dos históricos, das grades curriculares; de ordem pessoal, como os contracheques; e de ordem administrativa, que compreende os estatutos, regimentos, memorandos, ofícios, contratos e convênios produzidos pela instituição.

“Pela riqueza documental que existe no acervo da UNEB, podemos também recuperar as ações de ensino, pesquisa e extensão ao longo da existência da universidade”, frisou Djalma Fiuza, ex-diretor da UDO e atual assessor especial de Inovação e Infraestrutura da instituição.

Djalma lembrou que durante a atual gestão, iniciada em 2006, o Siarc passou por diversos aprimoramentos, a exemplo da inserção da tabela de temporalidade, que orienta a catalogação e indexação de materiais, e da cartilha com instruções quanto às formas corretas de envio de documentos para custódia.

Destaque também para a aquisição de arquivos deslizantes, inovação implementada no primeiro semestre deste ano que contou com investimento da administração central de R$ 147 mil. Existem ainda projetos para a criação de um centro de memória e para digitalização de todo o acervo.

“O Siarc é um importante agente de memória e história da UNEB. É preciso dar mais visibilidade a este setor, até para que sirva de exemplo e inspiração para outros trabalhos acadêmicos, como é o caso da monografia da estudante da Ufba”, observou Djalma.

Fonte: http://www.uneb.br/2011/09/29/sistema-de-arquivo-central-da-uneb-e-tema-de-tcc-de-estudante-da-ufba - às 20:29 do dia 05/10/2011

Nenhum comentário: