domingo, 23 de outubro de 2011

Alagoinhas sedia seminário da PPG de 25 a 28

A pesquisa em rede: Alagoinhas sedia seminário da PPG de 25 a 28 deste mês
imprimirenviar a um amigodiminuir fonteaumentar fonteTAGS: pesquisa, pós-graduação, PPG
Carol Soledade
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A pesquisa em rede: reduções das assimetrias intra e inter-regionais. Esse é o tema do VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UNEB, que acontece de 25 a 28 deste mês, no Campus II da universidade, em Alagoinhas.

Promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da instituição, o evento visa fortalecer os programas stricto sensu da UNEB por meio da socialização das pesquisas realizadas nos mestrados e doutorados.

Segundo o pró-reitor José Cláudio Rocha (PPG), o tema do seminário está sintonizado com a política de gestão da universidade, que pretende reduzir as assimetrias regionais inerentes ao caráter multicampi da instituição.

“A gestão em rede, com apoio das tecnologias de informação e comunicação, permite hoje que pesquisadores de todo o mundo possam desenvolver conversações acadêmico-cientificas por meio de projetos de pesquisa e programas de pós-graduação”, afirma o pró-reitor.

José Cláudio completa: “Nossa ideia é propiciar um espaço público de discussão e reflexão, no qual pesquisadores e a comunidade unebiana possam avaliar como usar essa metodologia das redes para fortalecer nossa pesquisa em torno de uma política social do conhecimento”.

A iniciativa pretende também fortalecer as bases para a criação de novos cursos de pós-graduação nos campi da UNEB no interior do estado, conforme as diretrizes do novo Plano Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (PNPG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), para os anos de 2011 a 2020.

“O conhecimento no mundo é extremamente concentrado. No caso do Brasil a concentração se dá no eixo Sul—Sudeste. Já no caso da Bahia a base científica e tecnológica está quase toda em Salvador. No final das contas todas essas questões acabam refletindo no desenvolvimento da pesquisa e da inovação tecnológica”, explica o pró-reitor.

Programação diversificada
A programação do seminário prevê a realização de conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas e reuniões de planejamento das atividades de pesquisa. O reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, fará a abertura oficial do evento.

A conferência inicial, intitulada Desenvolvimento de pós-graduação no Brasil: tendências, desafios e oportunidades, será proferida pelo pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Robert Verhine.

Destaque também para a palestra As políticas de CT&I: ações em prol da pesquisa e do desenvolvimento, que será apresentada, na manhã do dia 27, pelo pesquisador Renato Dagnino, da Universidade de Campinas (Unicamp).

Para o pró-reitor José Cláudio, toda essa estratégia de discutir a construção de pesquisas em redes objetiva a democratização do conhecimento e a percepção da pesquisa “não como uma atividade dos escolhidos, mas como um princípio cientifico educativo”.

A edição anterior do seminário, que acontece anualmente, foi realizada no Campus III da UNEB, em Juazeiro.

Informações: PPG – tel. (71) 3117-2360 e site www.spp.uneb.br.

Nenhum comentário: