sexta-feira, 19 de agosto de 2011

REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR

AGORA É OFICIAL:


A ANPUH APÓIA A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR

O título deste texto pode soar um tanto estranho para muitos colegas que militam há tempos em nossa associação. Afinal, uma de suas bandeiras históricas mais conhecidas é, justamente, a luta pela regulamentação de nossa profissão. Como assim, podem eles perguntar, só agora a ANPUH passou a apoiar oficialmente essa causa?
De fato, em muitos momentos, a ANPUH lutou pela regulamentação, inclusive participando da redação de projetos de lei e pressionando parlamentares. Porém, tal atuação dependia da vontade e da postura dos dirigentes da associação, pois não havia nenhum documento oficial que afirmasse o comprometimento da entidade com essa luta. Tanto que, em determinadas gestões, quando os membros da diretoria entendiam, baseados em respeitáveis argumentos, cabe dizer, que a regulamentação não era apropriada, o empenho pela causa esmorecia e as ações por sua implementação não eram levadas adiante.
Porém, na nossa última Assembléia Geral, realizada no mês passado durante o XXVI Simpósio Nacional de História, o comprometimento com a regulamentação, por ampla maioria de votos, tornou-se oficial, consta em ata, e deve ser uma tarefa da entidade independente de quem sejam os seus dirigentes.
Respeitamos os posicionamentos contrários. Muitos colegas alegam que a regulamentação profissional contribui para uma formatação corporativa da sociedade, cara a regimes autoritários; outros, que ela estimula a competição e exclui olhares “não profissionais” que muito podem contribuir para o conhecimento histórico. Essas, e outras, são argumentações válidas e respeitáveis. Mas, apesar disso, a ANPUH apóia a regulamentação por reconhecer que há competências específicas do profissional de História, adquiridas ao longo de anos de formação, que não podem ser substituídas pela ação de outros profissionais. Além disso, cada vez mais atuamos em um campo em expansão, aquele ligado à memória e ao patrimônio, onde atuam também outros profissionais que têm profissão regulamentada, como museólogos, arquivistas, arquitetos, turismólogos, etc., o que, na prática, implica seguidamente a exclusão do “olhar do historiador”. Por exemplo, um museu histórico deve obrigatoriamente contar em seus quadros com um museólogo, mas não com um historiador, o mesmo valendo para um arquivo histórico em relação aos arquivistas. Só para citar um caso concreto: recentemente houve um concurso público para o cargo de historiador em uma instituição oficial ligada ao patrimônio; porém, para ocupá-lo, não era necessário ter formação na área de História, seja de graduação, seja de pós-graduação. Não queremos estimular a competição, mas sim afirmar que, nas equipes interdisciplinares e colaborativas que devem atuar nessas instituições, o papel do historiador é imprescindível. Da mesma forma, a regulamentação parece-nos importante por evidenciar que tanto o ensino de história quanto a pesquisa histórica devem ser praticados por profissionais específicos, os quais, embora possam ter feito partes de sua formação em outras áreas (e os projetos que tramitam no Congresso são suficientemente abertos para abarcar esses casos), desenvolveram habilidades específicas, que não podem ser facilmente improvisadas por não historiadores.
Obviamente, a regulamentação da profissão não pode ser encarada como a solução de todos os nossos problemas. Precisamos nos defrontar com uma série de desafios teóricos, metodológicos, técnicos e éticos para delinearmos com mais precisão o nosso espaço. Mas sem dúvida é um passo importante para a profissionalização. Por isso, convidamos a todos os colegas a se engajaram nessa luta. Dia 19 de Agosto é o Dia do Historiador. Conhecemos bem a eficácia simbólica das comemorações. Por isso, como no ano passado, queremos transformá-la em DIA DE LUTA PELA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO! Temos um projeto tramitando no Senado, o PLS 368 de 2009, já aprovado em várias comissões, e outro na Câmara, o PL 3759/2004, atualmente aguardando parecer na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Pressionem os seus senadores e deputados para aprová-los. Só a nossa ação política coletiva vai permitir que a nossa demanda seja efetivada!
Para saber mais sobre a regulamentação e os projetos, consulte no site na ANPUH o link “Profissionalização”.


Saudações anpuhanas e parabéns a todos nós pelo Dia do Historiador,

Benito Schmidt
Presidente da ANPUH (Gestão 2011-2013)

Diretoria Biênio 2011-2013

Presidente: Benito Bisso Schmidt(UFRGS)
Vice-Presidente: Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)
Secretário Geral: Angelo Aparecido Priori (UEM)
1º Secretário: Antonio Celso Ferreira (UNESP)
2º Secretário: Carlos Augusto Lima Ferreira (UEFS)
1º Tesoureiro: Francisco Carlos Palomanes Martinho (USP)
2º Tesoureiro: Eudes Fernando Leite (UFGD)
Editora da Revista Brasileira de História: Marieta Moraes Ferreira (UFRJ/FGV)
Editoria da Revista História Hoje: Patricia Melo Sampaio (UFAM)


NOTÍCIAS DA GESTÃO

1. Regulamentação da Profissão

A Assembléia Geral realizada durante o XXVI Simpósio Nacional de História, em São Paulo, aprovou o apoio da ANPUH à regulamentação da profissão. O PLS 368/2009, de autoria de Paulo Paim (PT/RS) e que tramita no Senado Federal, encontra-se na Comissão de Assuntos Sociais com a Relatoria. O Relator indicado pelo Presidente da Comissão é o Senador Cristovam Buarque. Já foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Acompanhe a tramitação do Projeto de Lei do Senado através do link . É possível cadastrar seu e-mail e receber todas a s últimas notícias através do mesmo site.

2. Estatuto e Regimento

Encerrou-se no último dia 15 de agosto o envio de propostas para a reelaboração do Estatuto e elaboração do Regimento da ANPUH. As propostas foram encaminhadas à consultoria jurídica para análise. As sugestões aceitas serão incorporadas e submetidas à aprovação dos associados por meio de votação eletrônica. A eleição dos novos Estatuto e Regimento ocorrerá entre os dias 22 e 25 de agosto de 2011, no site da ANPUH. Fiquem atentos e votem!

3. Comemoração dos 50 anos da ANPUH

A tese agraciada com o prêmio Manoel Luiz Salgado Guimarães já foi revisada e está em fase de preparação para impressão pela Editora UNESP. Os outros três livros já foram lançados.

4. Revista Brasileira de História

A edição 61 com dossiê "Comemorações", de junho de 2011, já foi lançada em português e encontra-se disponível no site da ANPUH. A edição em inglês já foi entregue ao Scielo para indexação, e aguarda a finalização dos trabalhos pelo Scielo para ser lançada.



CONGRESSOS & EVENTOS


IV CICLO INTERNACIONAL DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS e XII CICLO DE ESTUDOS ANTIGOS
E MEDIEVAIS UNESP
Data: 22 a 25 de agosto de 2011
Local: Faculdade de Ciências e Letras da UNESP - Campus de Assis
Mais informações aqui

V SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA: BIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Data: 23 a 25 de agosto de 2011
Local: Universidade Federal de Ouro Preto, Campus de Mariana
Mais informações aqui

III ENCONTRO DE NOVOS PESQUISADORES EM HISTÓRIA
Data: 23 a 26 de agosto de 2011
Local: Universidade Federal da Bahia
Mais informações aqui

PALESTRA: CONSERVAÇÃO DE ACERVOS AUDIOVISUAIS
Data: 24 de agosto de 2011
Local: CEDEM
Mais informações aqui

SEMINÁRIO: PRODUZINDO FRONTEIRAS: ENTRECRUZANDO ESCALAS, POVOS E IMPÉRIOS NA
AMÉRICA DO SUL (1640-1828)

Data: 24, 25 e 26 de agosto de 2011
Local: Anfiteatro de História - FFLCH USP
Mais informações aqui

V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA: CULTURA E IDENTIDADES
Data: 29 de agosto a 01 de setembro de 2011
Local: Universidade Federal de Goiás - Campus II Goiânia
Mais informações aqui

III COLÓQUIO FESTAS E SOCIALIDADES
Data: 31 de agosto a 02 de setembro de 2011
Local: Universidade Federal de Minas Gerais, FAFICH

Nenhum comentário: