quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

COMO LER UM TEXTO

COMO LER UM TEXTO?

►1º PASSO: INICIANDO A LEITURA◄

1- localizar no tempo e no espaço (contexto da obra, seu autor, seu objetivo, seu universo temático, seu público-alvo)
2- qual o tipo de texto? De mídia? Que tipo de mídia? Acadêmico? Autor clássico ou contemporâneo? (linguagem, a que função se presta, etc.)
3- sendo assim, o que se pode esperar? (estilo, grau de dificuldade, grau de complexidade, etc.)

►2º PASSO: LENDO O TEXTO◄

1) leitura integral do texto (tomada de contato)
2) esclarecimento de vocabulário
3) releitura do texto (identificando as idéias principais)
4) sublinhar as idéias centrais de cada parágrafo
5) anotar, numa margem do texto, os tópicos principais
6) anotar, na outra margem, pontos obscuros, com dúvida, de discordância, etc.
7) reconstruir o texto (mentalmente ou num esquema de itens) utilizando-se, principalmente, do que foi sublinhado)

► PERGUNTANDO PARA O TEXTO◄
1º) Qual o assunto (tema) tratado?
2º) Qual o problema (questão) levantado pelo autor?
3º) Qual a posição assumida (tese) pelo autor diante da questão?
4º) Quais os argumentos do autor para se justificar em relação à sua posição?


►3º PASSO: FAZENDO O RESUMO◄

* fazer a referência bibliográfica (autor, título, ano, etc.)
* organizar de acordo com as perguntas feitas ao texto
* reconstituir, sucintamente, o raciocínio do autor com as próprias palavras
* não inserir comentários pessoais e/ou julgamentos
* empregar linguagem clara e objetiva
* evitar a transcrição de frases do autor
* apontar as conclusões do autor


→ um resumo eficiente deve dispensar a consulta ao original

►4º PASSO: A RESENHA◄

╟nada mais é que um resumo crítico, o qual deve conter julgamentos, críticas, comparações com outros textos e comentários pessoais╢

→ admite um estilo mais livre de escrita, de acordo com o tom que cada um queira imprimir (mais literário, mais objetivo, etc.)


→ mas não pode deixar de conter os elementos do resumo, dando uma boa idéia da obra


►5º PASSO: O FICHAMENTO◄


╟“FICHAR” é transcrever de forma organizada tudo o que foi feito até agora em fichas ou outro tipo de meio╢

→ o fichamento pode conter maior quantidade de trechos originais do texto “fichado”


→ importante! Diferencie sempre o que são trechos copiados e o que são suas palavras. E, também, o que são suas opiniões e o que são opiniões do autor.
Trechos do original devem vir sempre entre aspas e com a citação da página
►BIBLIOGRAFIA◄

CARVALHO, M. C. M. Construindo o saber: técnicas de metodologia científica. Campinas: Papirus, 1988, pp. 131-140.

ANDRADE, M. M.; HENRIQUES, A. “Introdução à teoria da comunicação”. In: Língua portuguesa: noções básicas para cursos superiores. São Paulo: Atlas, 1989, pp. 48-61.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez e Moraes, 1996.
(Créditos: Professora Iêda Fátima)

Nenhum comentário: